Chegamos em mais um final de ano e com ele a mística de que tudo poder ser diferente no ano que começa. Claro que não existe uma chave mágica que desliga 2015 e liga 2016 zerando as demandas, as dívidas, as consequências dos atos, os vacilos, etc, mas esse clima favorece uma reflexão de vida e, pelo menos, pode ajudar no planejamento para o futuro próximo.  Gosto de pensar nesta data no texto que Paulo escreve aos nossos irmãos de Corinto: “Mas, como está escrito: as coisas que olhos não viram, em ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.”. Estamos diante do desconhecido, ou seja, o que vem pela frente ninguém viu ainda, ninguém ouviu ainda, ninguém sentiu ainda, pois Deus está preparando.  O futuro pertence a categoria do mistério e, desta forma, não tenho quase nenhuma influência sobre aquilo que vai acontecer, mas tenho muita influência sobre aquilo que eu posso fazer ou intentar fazer.   Assim sendo, entendo que o final de ano é propício para escrever algumas resoluções para o próximo ano.   Uma resolução é um ato, uma decisão, o efeito de resolver ou resolver-se, é algo que, se depender de mim, vou realizar com ímpeto.   Cada um deve escrever suas resoluções, pois só próprio sabe o que precisa decidir e a capacidade que tem para fazê-lo.

Eu escrevi as minhas, as quais, compartilho agora.  Quem sabe algumas delas você pode se apropriar para sua própria vida:

Em 2016…

…Vou arrumar minha agenda para poder ter tempo de qualidade com Deus.

…Vou procurar 3 pessoas para serem meus parceiros de oração e caminhada. Não quero andar sozinho.

…Vou buscar a ajuda de Deus para mudar pelo menos 3 hábitos ruins que identifico em mim.

…Vou perseguir a santificação.  Não quero em minha vida pecado não confessado e nem carnalidade. Quero ser guiado pelo Espírito.

…Vou pedir que insistentemente que o Espírito desenvolva em mim o Fruto do Espírito.

…Vou buscar o poder do Espírito para adorar a Deus em quaisquer circunstâncias. Não vou permitir que nada e nem ninguém me impeça de ser grato e de adorar.

…Vou usar meu tempo de tal forma que a maior parte dele seja dedicado ao serviço ao outro.

…Vou dispor de uma parte dos meus recursos financeiros para ajudar no desenvolvimento de alguém.

…Vou investir na minha família, mas não vou usá-la como desculpa para fugir das coisas de Deus.

…Vou pedir a Deus oportunidade para crescer em todas as áreas da minha vida, mas vou fazer a parte que cabe a mim, sem murmuração ou  preguiça.

…Vou me esforçar para sentir-me contente em quaisquer circunstâncias. Quero que Cristo seja o meu maior prazer. Vou serví-lo com prazer, compromisso e excelência.

Como a Bíblia diz que: é Deus quem efetua em nós tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. (Filipenses 2:13), creio que vou contar com a ajuda Dele para levar a cabo minhas resoluções.  Que Deus abençoe você também naquilo que decidir.  Só não vale a pena entrar o ano sem decidir fazer nada novo.

Feliz Ano Novo.

Sobre o autor

Sergio Mota

Sergio Mota

Pastor

Casado com Nara e pai da Vitória. Formado em Administração de Empresas, Teologia e graduando em Psicologia. Pastor da Primeira Igreja Batista em Parque União.