Desde que “me entendo por gente” percebo a discussão que permeia o tema liderança. Vários autores vão conceituar diferenças entre o chefe e o líder, os tipos de liderança, se o indivíduo nasce ou não líder.

O objetivo dessa reflexão não é, a partir de autores, definir o que significa liderança em alguma organização. Gostaria de compartilhar a minha percepção sobre a figura principal dessa temática: o líder!

Durante minha, ainda curta, vida tive algumas oportunidades de conhecer pessoas que me ajudaram a chegar a definição que tenho sobre líderes.

Quando somos crianças, não existe um sistema que direcione nossas ações e reações. Pare para pensar, quando você chegou, ou levou uma criança para seu primeiro dia na escolinha. Essa criança tem contato com outras crianças de estilos diferentes, manias e formas de se comunicar diferentes. Naturalmente, uma dessas crianças tem mais iniciativa, enquanto outras são mais tímidas. Essa que teve mais iniciativa pega um brinquedo e começa a brincar, nesse processo , outra criança chega perto e quer brincar também….ou pega outro brinquedo e vai brincar em outro espaço. Mas, tudo começou com aquele que teve a iniciativa e influenciou outros.

Na adolescência os grupos começam a se construir por afinidades. Eu gosto de tal cantor, ou pratico algum esporte, ou tenho tal pensamento ideológico… A necessidade de se relacionar é uma característica inerente ao ser humano. Interessante perceber, que essas “tribos” sempre possuem alguém que é o articulador do grupo: marca encontros, sugere debates, tem a facilidade de se comunicar com todos do grupo. Esse indivíduo influencia diretamente na condução do grupo.

Entre os jovens, também existe a construção de grupos por afinidades. Porém, o foco dessas afinidades mudam para outras áreas: profissional, relacionamento afetivo, perspectiva de futuro e e etc. Perceba que a ideia que permeia nossa sociedade é: “em time que está ganhando não se mexe”. O jovem acaba sendo influenciado por outros jovens ou adultos que alcançaram o sucesso, dentro da área tão sonhada.

Os adultos e idosos possuem características similares, em sua grande maioria, desejam influenciar os mais jovens em não cometer erros, outrora cometido por eles. Algumas vezes conseguem, outras não.

Dentre esses exemplos simplórios, acima citados, quero tentar defender a ideia de que líder é aquele que influencia uma ou mais pessoas. Lembro-me do meu professor de basquete no segundo grau. Eu era presidente de um Grêmio Estudantil, e tinha acabado de sair de uma assembléia onde os professores discutiam o final da greve ou não. Lembro-me que após levar a opinião dos alunos, fui duramente criticado. Esse professor de basquete, que além de tudo era meu amigo, me deu um conselho que nunca mais esqueci: “preste atenção na opinião daqueles que te criticam, muitas vezes eles podem estar te dando as respostas dos seus problemas”.

Aquela palavra ecoa até hoje em minha mente. Sempre que recebo uma critica, tento tirar proveito dela, buscando saber como isso pode agregar na minha vida. Aquele professor, aquele líder, influencia minha vida até hoje. Ele é responsável pelo meu desejo de ser um professor de Educação Física que influencia na formação de um cidadão.

Por isso afirmo: líder não apenas é o que comanda, mas aquele que influencia!

Um grande abraço!

Sobre o autor

Pr. Ulisses Souza Torres

Pr. Ulisses Souza Torres

Coordenador Geral do Vida Relevante

É casado com Ana Claudia Torres e Pastor da Comunidade Batista Vida, Mestre em Ministérios Globais e Bacharel em Teologia, MBA em EaD , Bacharel em Educação Física , Licenciado em Educação Física, Técnico em Empreendedorismo, Coordenador Geral do Vida Relevante e Capelão de Esportes da CBC