Recomeçando? Então, Ponha a Sua Vida em Ordem e Transforme-se!

“Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, …prossigo para o alvo…”

Filipenses 3.13-14

Ano vem e ano vai e todos nós desejamos que o ano que se inicia seja diferente dos anteriores: mais alegre, mais otimista, mais próspero, com famílias mais unidas, amizades mais estáveis e leais, problemas solucionados, dentre tantos outros desejos…

Entretanto, o que nós realmente temos feito para que isso tudo seja possível? Há uma frase do movimento cristão Mocidade para Cristo – MPC (para ser mais preciso o seu Projeto Escola da Vida), que talvez possa nos ajudar a desvendar o segredo para que todas essas coisas sejam possíveis: “TUDO MUDA QUANDO VOCÊ MUDA”. Porém, será que estamos preparados para aceitar e viver esse desafio? Como podemos começar esse ciclo de transformação?

Para iniciar o novo ciclo de jornada existencial, é preciso ter coragem para parar todas as atividades em execução, olhar lá no fundo da alma, ser o mais sincero possível com você mesmo e verificar como se tem vivido e reagido diante das circunstâncias da vida, detectando possíveis hábitos e pensamentos que possam estar contribuindo para um viver sem propósitos, mantendo-o distante de seus alvos e das pessoas que você ama.

Em seguida, é necessário planejar etapas para se livrar de tudo daquilo que não seja útil em sua vida, que o impede de se relacionar com as pessoas e com o Deus. Afinal, por sermos seres holísticos, precisamos cuidar de nossa saúde física, emocional e espiritual.

Lembre-se ainda que você deve manter o foco ao longo da jornada, para não se perder em divagações e distrações que surgem no meio do caminho.

O tempo é um bem preciosíssimo, pois não temos como recuperá-lo, uma vez que ele não para e nem volta para ser revivido. Portanto, não desperdice os momentos que você tem com problemas inexistentes. Sim, eles existem, são aquelas brigas que você poderia ter evitado ao deixar de falar algo ou de  reagir de determinada forma no calor do momento. Se não tiver cuidado, além de se distanciar de seus alvos, você ainda pode perder grandes amigos e familiares por não ter autocontrole.

Há ainda algo que cada um de nós precisa cultivar e que requer um espírito de humildade é amadurecimento emocional: o ato de reconhecer e confessar  os seus erros, suas limitações, de como você tem tratado as pessoas que você diz amar.  Afinal, o remorso, o sentimento de culpa ou de ódio podem nos aprisionar e nos afastar das pessoas que amamos. Ninguém consegue viver e vencer na vida sozinho de maneira sadia, com pesares e lamentos, pois todos queremos ter alguém para conversar, abrir o coração e pedir ajuda em momentos de escuridão na alma.

Esse desafio parece impossível? Então, não se desespere. Quero convida-lo a se inspirar numa pessoa que viveu todos os nossos dilemas e conseguiu superá-los: Jesus de Nazaré. Em três anos de caminhada com doze pessoas com personalidades totalmente diferentes uma das outras, ele não apenas os inspirou a serem pessoas melhores e realizadas, mas a também a serem agentes transformacionais na humanidade. E aí, topa o desafio de recomeçar a sua vida, ser transformado e ser um agente de transformação na sociedade? Você não veio a este mundo por acaso.

 

Sobre o autor

Otávio Siqueira Pires

Otávio Siqueira Pires

Pastor