A matriz estratégica do Vida Relevante tem como objetivo desenvolver pessoas utilizando a forma de uma árvore, separando suas partes em áreas de atuação, onde a raiz representa o envisionamento, o caule o emponderamento e os galhos a ferramentalização nisso tudo fazendo ser sustentável. Os bons frutos serão a consequência de uma raiz saudável, um caule forte e galhos bem tratados.

Envisionamento

Raiz | Visão

As pessoas precisam saber para onde vão. Será que elas sabem para onde suas vidas devem ir? O que fazer com e através de suas habilidades?  Para que gerir bem seus recursos? A visão orienta e auxilia na descrição daquilo que a pessoa ou organização deseja para os próximos anos de sua existência. Nosso desejo é auxiliar para que você e sua organização encontrem o propósito de sua existência. Aquilo que te apaixona e faz com que você encontre a motivação correta para continuar avançando. Nossas ações permitirão que ocorra um “envisionamento” em toda a sua estrutura individual, familiar e profissional. Você e aqueles que estão próximos entenderão o sentido de suas ações e aonde querem chegar. Estarão “cheios da visão” ou “envisionados”. Encontre o propósito da sua existência, mude sua forma de pensar e agir, naturalmente o mundo que está ao seu redor também mudará.

Empoderamento

Caule | Poder

Nos dias de hoje, utiliza-se uma expressão conhecida como “empoderamento”. O empoderamento devolve poder e dignidade a quem desejar e principalmente a liberdade de decidir as suas ações, com responsabilidade e respeito ao outro.
A pessoa entende que ela possui características que, quando descobertas e trabalhadas, podem influenciar o meio onde vive. Elas tornam-se “cheias do poder” ou “empoderadas”.
Em inglês o termo “empowerment” significa delegação de autoridade. É uma abordagem relativa a projetos de trabalho, que se baseia na delegação de poder de decisão, autonomia e participação.
Pessoas críticas e cooperativas interagem bem com a temática da interdependência, o que possibilita maior consistência na busca de resultados. O poder de servir voluntariamente ao propósito indicado na visão torna o individuo ou organização mais forte, ou seja, “empoderado”.

Ferramentalização

Galhos | Ferramentas

Os galhos são onde surgem os frutos. Com a raiz saudável e o caule forte, os galhos terão condições de dar bons frutos. Nossa proposta é permitir que esses galhos tenham condições de dar bons frutos.
Nesse tópico, o Vida Relevante propõe ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de pessoas e organizações.
Toda a ferramentalização é baseada no principio da liderança ensinada por Jesus. Lucas 22.26: “Aquele que lidera seja como quem serve”.
Tudo que disponibilizamos e ensinamos tem o propósito de disseminar a cultura do líder servo, ou seja, aquele que se sente feliz em servir a um propósito maior.

Sustentabilidade

A sustentabilidade espiritual ocorre através do discipulado. O termo sustentabilidadetem sido usado em diversas situações, em quase todas elas significa “ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.” Enquanto, movimento Vida Relevante concordamos com o princípio da sustentabilidade: a preservação da vida. E para tanto, entendemos também ser importante o principio da sustentabilidade espiritual sugerido por Paulo para Timóteo (2 Timóteo 2.2): “E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.”