Adoração é a postura e atitude de vida em Deus que pode ser concentrada em um momento específico e/ou desenvolvida em um processo de modus vivendi contínuo. Segundo Rayburn, “adorar é atribuir a Deus o valor que lhe é devido”.
A natureza do homem está ligada à adoração. Fiódor Dostoievsky afirmou que o homem tem um vazio que é do tamanho de Deus. Agostinho afirmou que a alma do homem só se aquietará quando encontrar seu descanso em Deus. Plutarco confirmava que em todos os povos do mundo, o sentimento da existência de Deus foi encontrado. O salmista resumiu estas assertivas quando disse: “A minha alma tem sede de Deus”. A sede de Deus é um mistério: quanto mais se bebe da fonte, mais sede se tem de beber. Lopes afirma que a igreja passa a ter mais sede de Deus do que das bênçãos que Ele possa proporcionar no avivamento.
Moisés cuidou do tabernáculo e Salomão construiu um templo, porém “Deus quer adoradores antes de fazedores” segundo Tozer. O homem foi criado para adorar a Deus (Ef 1.12; Is 43.21). A adoração é inata ao homem. Segundo John Piper adoração: “É uma maneira de refletir alegremente de volta para Deus o brilho do Seu valor”.
Para alcançar uma visão neo-testamentária correta de adoração, é crucial a observação do vocabulário envolvido. De acordo com Shedd, cinco são os vocábulos principais traduzidos por “adorar” e correlatos:
  • Proskunéo (pros-kunšw) – Termo incidente 58 vezes no Novo Testamento. Sua idéia básica é “beijar”. Era a reverência em ajoelhar-se até os pés da divindade e beijá-la em adoração no meio grego secular (Mt 4.9; Lc 4.7, 8; Jo 4.23; At 17.23; Ap 4.10). É correlato a “prostrar-se”, “cair diante”, “adorar de joelhos”.
  • Latréia (latre…a) – Significa “culto” ou “serviço religioso” propriamente. Encontra-se em Mt 4.10; Lc 2.37; Rm 12.1; Hb 8.5, 9.8, 10.2, 13.10. Os atos e ritos dirigidos a Deus também são expressão desta conotação de adoração.
  • Sebázomai (seb£zomai) – É palavra que também aparece traduzida como “adorar”. Seu sentido básico é “reverência”. Aparece em Mt 15.9; Mc 7.7; Jo 9.31; Rm 1.25. Tem muito a ver com a piedade. O verdadeiro adorador pratica uma vida de piedade.
  • Threskéia (qreske…a) – O termo significa “religião”. Não com a má conotação pós-moderna de frio serviço ritualista para com Deus, mas com a verdadeira prática religiosa de ligação com Deus (At 26.5; Tg 1.26).
  • Leitourgéo (leitourgšw) – É a junção de duas outras palavras gregas: laÒj e ™rgÒn. Originalmente significava executar um serviço público. No Novo Testamento aparece utilizada como o trabalho sagrado efetuado pelos sacerdotes (Lc 1.23; At 13.2; 2Co 9.12; Hb 8.2, 9.21). Quem serve à Deus, serve à igreja e vice-versa.
É comum confundir-se “louvor” com “adoração”. Entretanto, enquanto o louvor apresenta uma dimensão de “agradecimento” pelo que é feito, a adoração é o reconhecimento de quem Deus é. “Louvamos a Deus pelo que Ele faz; o adoramos pelo que Ele é”.

Sobre o autor

Pr. Henrique Araujo

Pr. Henrique Araujo

Deão do Seminário Teológico Betel

Pastor Henrique Araujo casado com Sarah Araujo, é Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Betel, Mestre em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, Mestre em Ministérios Globais pelo Seminário Teológico Betel, Bacharel e Licenciado em Letras: Português-Grego pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, PhD em Teologia pelo Trinity Theological Seminary and College of the Bible. É professor da graduação e pós-graduação, e Deão do Seminário Teológico Betel, e do Centro de Formação Teológica Metodista.

Mais textos do Pr. Henrique Araujo 

Caminhe Junto

O relacionamento entre o líder e o jovem, partindo da bíblia. A Bíblia está repleta de exemplos de líderes que caminham com os jovens, tornando farto o material que pode ser analisado a este respeito. Moisés levou consigo Calebe para caminhar de perto com ele. Noemi orientou Rute. Saul teve um relacionamento com Davi, ainda […]

Sem cegueira nem manqueira: sobre Fé e Ciência

“Para mim, a coisa mais importante é fazer com que as pessoas formulem as perguntas certas, e não tentar dizer-lhe como responder às perguntas. Nossa estratégia é enfiar a fina lâmina da cunha nas rachaduras da tora do naturalismo, levantando perguntas há muito esquecidas, e trazê-las ao debate público” comenta Phillip Johnson sobre ciência e […]

Sobre a verdade absoluta e o relativismo contemporâneo

Prolegômenos… Léthe era o nome do rio do esquecimento na antiga mitologia grega. Segundo os helenos, ao sair deste mundo, os homens nele banhavam-se para se esquecerem de seus feitos. Etimologicamente, Alétheia remonta ao rio. Unindo o prefixo a, que representa privação, ao termo lethe, o termo grego Alétheia é traduzido em português como “verdade”, […]